Exposições
Cascais
António Bidarra
17 de Novembro a 5 de Janeiro de 2024
Galeria de Arte – Cascais
Pintura / Desenho
“A exposição Folha por Folha, de António Bidarra, transporta-nos para uma construção imagética de cor intensa e explosiva a par de uma vertente dicotómica a preto e branco.
A utilização do preto, branco e cinza, numa relação de positivo e negativo, explorando os contrastes explícitos das oposições, dando origem a uma diferenciação tonal, agregando estruturas de luz e sombra na construção pictórica, aparentemente silenciosa, mas que na realidade emana infinitas sensações.
Os trabalhos expostos apresentam uma linguagem harmónica em que as potencialidades da cor são exploradas na sua dimensão ambígua da materialidade. As relações cromáticas estão expressas de maneira diversa com resultados plásticos diversos, mas únicos na sua individualidade, de tonalidades luminosas e profundas, assegurando uma presença física na espacialidade do ambiente.
Numa orquestrada reflexão artística, a dimensão cromática fica ampliada ultrapassando os limites do espaço da pintura, nesta experiência percetiva, em que o visitante é convidado a não se limitar a ver obras estáticas e inanimadas, mas em oposição à aceitação contemplativa, é convidado a aceitar o desafio de usufruir de um fluxo contínuo de natureza viva espraiando o pensamento num jogo de olhares intemporais.” Eduarda Oliveira, Curadora.
Estoril
Exposição Outras Visões do Invisível
Jorge Possollo
24 de Novembro a 6 de Dezembro
Galeria de Arte – Estoril
Fotografia
Exposições anteriores
Cascais
MARIANA TEIXEIRA / PEDRO LEAL / SOFIA KEIM
19 de Outubro a 10 de Novembro DE 2023
Galeria de Arte – Cascais
Pintura
" IMPRESSÕES é o mote para esta exposição, que nos mostra a diversidade de propostas dos artistas da CERCICA que trabalham a partir de manchas, linhas ou texturas.
São obras abstratas, que nos transportam para uma esfera que se afasta mais das palavras e se aproxima das emoções.
No Atelier de Artes Plásticas da CERCICA, especificamente direcionado para a expressão visual, o trabalho é centrado no cliente ajustando-se às suas preferências e necessidades. Este atelier tem como princípio orientador a liberdade e o respeito pelo indivíduo, na expressão das suas ideias, processos e motivações." CERCICA
Estoril
Maria Risques
11 a 17 de Novembro de 2023
Galeria de Arte – Estoril
Pintura
“Esta exposição ultrapassa os limites da arte convencional, com composições que traduzem emoções, exploradas através da fusão das memórias de paisagens de viagens recentes com o potencial ilimitado das cores, das camadas sobrepostas, das linhas, formas e texturas, num convite ao espectador, a ir além do visível, numa grande viagem ao interior de si próprio.
Das viagens relembram-se as paisagens, os reflexos, a natureza. Guardam-se os olhares, as sensações e os momentos únicos que a fizeram apaixonar-se para posteriormente expressar através de uma estética pessoal marcada pelo espontâneo, a poesia da gestualidade, os pesos e contrapesos, formas equilibradamente disformes, sintonia e harmonia.
É um privilégio singular poder viver a contemplar momentos únicos.” Maria Risques
Olga Costas
8 de Setembro a 6 de Outubro de 2023
Galeria de Arte – Cascais
Desenho
“A Exposição expressa a forma de fragmentar os meus pensamentos: receios, frustrações, alegrias e sonhos; Numa envolvência que me dá paz e me faz sorrir para a vida." Olga Costas
Joana Pitta
29 de Setembro a 2 de Novembro
Galeria de Arte – Estoril
"Breve síntese" é uma expressão da ideia "Um pouco de mim". As palavras sugerem que algo está a ser compartilhado ou apresentado numa quantidade limitada, dando apenas uma ideia ou vislumbre da pessoa ou assunto em questão, neste caso um pouco do meu percurso artístico. Cada obra conta uma história que se conecta às minhas experiências e vivências pessoais. O objetivo é proporcionar aos espectadores uma ideia geral do meu percurso e curiosidade de ver mais." Joana Pitta
Ana Gomes
28 de Julho a 1 de Setembro de 2023
Galeria de Arte – Cascais
Pintura
“Mares e Marés é a homenagem que há muito eu queria fazer a Cascais, a terra que me viu nascer. Os trabalhos que agora exponho, foram sendo realizados ao longo de vários anos, na esperança de um dia os poder expor na minha terra natal!
Mar, Barcos, Regatas, Pesca, Marinas, Sta. Marta, tudo faz parte desta exposição pelo meu olhar artístico, umas vezes mais simples e com pinceladas leves, outras com a espátula carregada de tinta onde o azul predomina. Obrigada, Cascais!” Ana Gomes
Ana Osotaparracc
15 a 23 de Setembro de 2023
Galeria de Arte – Estoril
"No ano de 2019 apareceu o Covid 19, uma pandemia que iria afetar a vida de todos nós. De repente fomos avisados que não devíamos conviver e seria melhor ficarmos em casa, sem contatar com outras pessoas. Seria uma vida diferente, mas que deveria ter algum objetivo! Ficar todo o dia em casa a fazer nada seria impensável! Sentei-me então à mesa da sala de jantar, peguei em folhas brancas e canetas de feltro pretas. Teria de desenhar algo que me distraísse e que tivesse algum significado! Então começaram a aparecer formas de animais e plantas, mas bastantes estranhas e diferentes da realidade. A partir desse dia, foi um não acabar de seres diferentes e já com diversas cores e formas imprevisíveis. Foi assim que comecei a desenhar usando a técnica Zentangle com o objetivo de procurar a paz e a calma. A palavra "Zen" significa uma filosofia budista e de meditação e "Tangle" significa trama ou emaranhado em inglês. Este tipo de desenho surgiu em 2004 e consiste na repetição de padrões abstratos e tem como objetivo despertar a imaginação e acalmar a mente, reduzindo a ansiedade e o stress. Também estimula a criatividade de quem o pratica e aumenta autoestima. Ajuda igualmente a melhorar a concentração e a memória. Esta técnica surgiu com a ideia de que toda a gente consegue desenhar independentemente da sua capacidade." Ana Carrapatoso
“Este conjunto de trabalhos tem por base a colagem. Procurou-se explorar as potencialidades cromáticas e de padrões do papel de revista, aliando-se a este, e em alguns dos trabalhos, recortes de cartão pintado a acrílico, papel simples ou papel de parede. Há um certo modo de trabalhar as cores e as formas. Resultam de um trabalho minucioso na procura por formas que surgem intuitivamente. Pode pintar-se com recortes.” Ana Jorge
Zaklina Anderson
30 de Junho a 27 de Julho
Galeria de Arte – Estoril
Pintura e Desenho
“Zaklina Anderson é uma artista visual intuitiva e imaginativa, que torna visível o mundo dos sentimentos. As suas obras são os espelhos emocionais da cor e da forma que podem evocar um drama elevado ou simplesmente uma introspeção silenciosa.
E, como todos os artistas sinceros e intuitivos, a sua profunda ligação consigo mesma permite-lhe criar um mundo onde sentimentos, muitas vezes difíceis, são transformados em obras de grande beleza, cheias de vida e imaginação.
Abordar o seu trabalho de forma intuitiva é a chave para compreender as suas qualidades especiais, um talento fino a ganhar ímpeto e claramente a correr de vento em popa” Tony Wigg - Londres - 28th May 2023
“Zaklina Anderson is an imaginative intuitive visual artist who makes visible the world of feelings. Her works are the emotional mirrors of colour and form which can evoke high drama or simply quiet introspection. And like all sincere and intuitive artists her deep connection with self enables the artist to create a world where often difficult feelings are transformed into works of great beauty full of life and imagination. To approach her work intuitively is key to understanding its special qualities, a fine talent gathering momentum and clearly going from strength to strength.” Tony Wigg - London - 28th May 2023
Agrupamento de Escolas de Cascais
29 de Maio a 12 de Junho
Galeria de Arte- Cascais
“A Exposição de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Cascais (AEC) apresenta alguns dos trabalhos realizados ao longo do ano pelos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, ArtBit, Desenho, Oficina de Artes e Materiais e Tecnologias.
As áreas artísticas são uma aposta de continuidade da nossa comunidade educativa que tem revelado benefícios que têm impacto nos resultados escolares dos alunos e forjado novas gerações de artistas.
Além dos trabalhos, são apresentadas algumas das atividades realizadas como complemento à formação académica e que pretendem alargar horizontes e aprofundar alguns dos conhecimentos.” Agrupamento de Escolas de Cascais
4 de maio a 17 de junho 2023
Galeria de Arte – Estoril
Organização: Junta de Freguesia de Cascais e Estoril
Apoio: Câmara Municipal de Cascais, Fundação D. Luís I, Hotel Palácio Estoril
Patrocínio: Quadrimóvel / Ponto das Artes, Leitão & Irmão, Porta da Frente Christie’s
O Prémio Rei D. Carlos é dirigido à comunidade escolar do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário das escolas públicas e privadas da Freguesia de Cascais e do Estoril que foi desafiada a realizar marinhas a aguarela que representem a costa de Cascais e Estoril.
A Junta de Freguesia de Cascais e Estoril em colaboração com as escolas da freguesia de Cascais e Estoril promove o Prémio Rei D. Carlos, iniciativa que tem como objectivo a sensibilização do público escolar jovem para a criatividade e a prática artística e conta com a participação de 24 escolas da freguesia de Cascais e Estoril do 1º Ciclo ao Secundário com cerca de 3000 trabalhos.
168 trabalhos selecionados pelas escolas em exposição.
Participação de cerca de 2500 alunos.
Ateliê de Pintura do Centro de Apoio Social do Pisão
11 a 25 de Maio de 2023
Galeria de Arte- Cascais
“Livra(mente) é uma exposição do acervo do Atelier de Pintura do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) do Centro de Apoio Social do Pisão, composto por pessoas com vivências muito variadas, com patologia psiquiátrica.
Este espaço e tempo convidam à expressão da personalidade; à estimulação dos sentidos; ao desenvolvimento da destreza manual, da sensibilidade, da imaginação e do sentido estético; e ao equilíbrio entre autonomia e socialização.
A liberdade criativa é sempre garantida a cada artista, o que conduz a uma exploração do mundo interior de cada um.
Esta exposição procura humanizar, dignificar e celebrar estes artistas que semanalmente se dedicam à conceção das obras que aqui apresentam”, Centro de Apoio Social do Pisão.
Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação Costa do Estoril
21 de Março a 4 de abril
Galeria de Arte - Estoril
Adriana Melo
31 de março a 5 de Maio de 2023
Galeria de Arte – Cascais (Largo Cidade Vitória)
Desenho
“Com foco na ilustração botânica, a exposição Ilustração Botânica: Brasil e Portugal, idealizada pela arquiteta paisagista brasileira Adriana Melo, apresenta obras que expõem a subtileza e a simplicidade de plantas do Brasil e países vizinhos. E também espécies descobertas em Portugal, a partir de experiências da artista no país. O objetivo é convidar o visitante à contemplação da beleza que existe no encontro entre a arte e as plantas, explorando as formas, cores e texturas peculiares de cada espécie.
Pensada como uma forma de catalogar espécies da fauna e da flora, a ilustração botânica nasce num contexto que antecede a tecnologia moderna, no tempo em que se iniciavam as descobertas sobre a natureza e seus diversos usos, surgindo, assim, a necessidade de registar, por meio do desenho, as diferentes espécies de plantas. Utilizada para fins científicos, era necessária para identificar espécies, sua morfologia, funções e usos que muitas das vezes, eram capazes de curar males e tratar doenças. Por isso, homens e mulheres que compreendiam o potencial da natureza, como botânicos, médicos, farmacêuticos, agricultores ou curandeiros, foram os pioneiros em pesquisas e estudos a respeito das plantas, retratando-as detalhadamente para registar e compartilhar conhecimento. A ilustração botânica, como arte, surge em um contexto posterior, quando a tecnologia das máquinas fotográficas já era capaz de capturar cada detalhe das plantas através das suas lentes potentes, fornecendo registos precisos para os livros científicos. Contudo, a expressão de espécies de plantas por meio do desenho permaneceu e ganhou novo significado, passando a ser, não apenas uma fonte de conhecimento científico, mas uma expressão artística dos encantos da natureza a partir do olhar sensível do artista. Por meio de cores, texturas e formas, a ilustração botânica transporta o que é concreto para o desenho, a partir de uma observação atenta que não ignora a subjetividade e a subtileza inerentes à arte, representando a simplicidade e a delicadeza das plantas com precisão, capturando a essência de cada espécie.
Tal modalidade de arte é o foco dessa exposição em aquarelas, criadas a partir de uma técnica aprimorada que investe no detalhe de cada desenho, buscando expressar as espécies com sensibilidade. Passa pela subjetividade da artista e pelo seu olhar minucioso, pelos seus traços delicados e pontuais, com o objetivo de promover uma perspetiva fascinante das plantas. Um cenário de observação que desperta uma perspetiva singular da natureza, possibilitando tanto a contemplação, quanto a aprendizagem.”
Adriana Melo
Carolina Mascarenhas
28 de janeiro a 25 de fevereiro de 2023
Galeria de Arte – Estoril
Pintura e Desenho
“Numa série de pinturas a aguarela e acrílico, e desenhos a grafite e lápis de cor, o rosto e o corpo humano são explorados através de uma abordagem surrealista.
O título, em latim, significando “Homem Metamorfose”, reflete a ideia de transformação, de mutação. O espectador é desafiado a olhar para o corpo humano desprendido dos padrões a ele normalmente associados. Cada corpo é deformado de forma distinta, desde uma pequena distorção até à total desintegração.” Carolina Mascarenhas
Fred Maia de Loureiro
24 de Fevereiro a 24 de Março de 2023
Galeria de Arte – Cascais
Pintura
«“Renascer” é uma mostra de obras feitas com alma e coração, nos últimos três anos, uma das fases mais complicadas da humanidade.
Todas as obras representam o momento e a vontade de “renascer” para uma nova realidade social, mais estável e harmoniosa.
As viagens pelo mundo e a absorção de uma existência universal de dor e sofrimento deram-me força para a criação de obras carregadas de esperança, através da cor, movimento e também geometria. A fusão destes elementos tem uma extrema importância no objetivo de atingir o equilíbrio para os dias melhores que o futuro nos reserva.» Fred Maia de Loureiro
Fotografias Antigas do Estoril
6 a 21 de Janeiro de 2023
Galeria de Arte – Estoril
A Exposição Estoril 1880-1993 - Fotografias Antigas do Estoril é uma verdadeira viagem no tempo com início no séc. XIX.
Organizada pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, com o apoio do Professor Guilherme Cardoso e do Arquivo Histórico Municipal de Cascais, da Câmara Municipal de Cascais, a mostra apresenta dezenas de fotografias raras e históricas, cuja maioria dos autores se desconhecem.
13 de Janeiro a 17 de Fevereiro
Galeria de Arte – Cascais
Pintura
Com o intuito de alargar o projecto Pintura na Rua a outros locais da freguesia de Cascais e Estoril, desenvolve-se um itinerário de encontros de pintura ao ar livre que decorre de Janeiro a Dezembro. Nesta exposição poderá ver alguns dos trabalhos realizados pelos artistas do projecto durante o ano de 2022.
Por decisão dos artistas será leiloada uma obra e o valor obtido integralmente doado à CERCICA. O leilão decorrerá até às 17h do dia 17 de Fevereiro.