Louvor n.º 1/2020
Louvor público aos colaboradores desta Autarquia, de todos os serviços essenciais e ainda a todos os Voluntários.
A Pandemia da “Covid-19”, declarada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, veio transformar o modelo de sociedade que até hoje conhecíamos.
Portugal a par do contexto Mundial, não se encontra imune a esta realidade. Bem pelo contrário, foram crescentes os casos de infetados no nosso País. O conhecimento hoje adquirido e a experiência de outros países aconselharam a que idênticas medidas fossem adotadas em Portugal, como forma de conter a expansão da doença, sempre em estreita articulação com as autoridades europeias.
A OCDE avisou que o impacto da pandemia da covid-19 no mundo está a superar as suas piores previsões económicas e pediu um esforço coordenado de governos e bancos centrais, que até ao momento não tomaram medidas de apoio às empresas e famílias.
Hoje, toda a ajuda que os poderes públicos possam disponibilizar, para mitigar as consequências desta crise de saúde pública, amenizando os seus impactos económicos e sociais futuros, tornará o amanhã mais fácil, inclusive para a própria Freguesia que assim verá o seu tecido económico e social mais fortalecido para a necessária recuperação e retorno à normalidade.
Assim, dando cumprimento às competências da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, reforçou as suas medidas de Apoio Social, às pessoas, associações e instituições da freguesia, que começou a por em prática desde o início do contexto de emergência de saúde pública e que agora formaliza e reforça através do apoio social que tem vindo a ser prestado.
No apoio e no combate, a esta problemática, têm estado em permanência e na linha da frente um conjunto de Colaboradores da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e um enorme grupo de Voluntários, que diariamente desempenham as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentando vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público, sem nunca virar a cara à luta.
Paralelamente, nesta atual conjuntura, uma palavra de reconhecimento a todos os profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e demais agentes de proteção civil, ainda aos Colaboradores da Câmara Municipal de Cascais e das respostas sociais existentes, ou mesmo os produtores, pescadores, Colaboradores de superfícies comerciais e farmácias, entre tantos outros.
Um agradecimento e louvor a todos estes Colaboradores e voluntários, dos serviços essenciais, de entidades públicas, privadas, ou instituições, que que se encontram na primeira e segunda linha, e contribuem quer para a mitigação da propagação da doença, quer para garantir a maior normalidade possível à nossa vida quotidiana.
Neste momento exigente, a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, reunida através de canais digitais, em 21 de abril de 2020, delibera louvar os Colaboradores e voluntários que, diariamente, com o seu trabalho, contribuem para que a Freguesia de Cascais e Estoril continue com as condições de vida coletiva preservadas, apesar das circunstâncias tão difíceis, bem como, agradecer por toda a dedicação que empregam em nome de todos os seus habitantes.
Teremos que dar tempo ao tempo para que chegue novamente o tempo dos abraços, de beijos e de afectos e das gentes da nossa terra voltarem a encher as ruas, as praças, as praias e os jardins e comércio local que tanto está a sofrer com esta situação. Ainda assim, independemente do grau de exigência ou dos tempos, serem melhores ou piores, continuaremos sempre presentes, a trabalhar em prol de todos os nossos Fregueses.
Depois de aprovado em Reunião de Junta de Freguesia, o presente louvor será também proposto por este executivo à Assembleia de Freguesia, que reunirá no dia 30 de Abril de 2020, com recurso a canais digitais.
Aprovado em Reunião de Junta de Freguesia em 21 de Abril 2020 e Assembleia de Freguesia em 30 de Abril 2020, por unanimidade e aclamação
Pedro Morais Soares
Presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril