Grutas de Alapraia

Grutas de Alapraia

No centro da povoação de Alapraia, foram sendo descobertas grutas artificiais que no seu conjunto constituem uma necrópole formada por quatro túmulos subterrâneos (hipogeus). Escavados pela acção do Homem em terrenos de substracto calcário, estas grutas datam do último quartel do IV milénio a.C. e crê-se que continuaram a ser utilizadas para o mesmo fim durante quase todo o 111 milénio a.C. Em termos de tipologia, a Necróple da Alapraia apresenta hipogeus de “tipo coelheira”, estando bem definidos dois espaços principais – zona vestibular e câmara funerária.

O vestíbulo toma ora a forma dum corredor ou dum corredor seguido de antecâmara, comunicando com a câmara funerária por estrangulamentos circular ou em ferradura.

A câmara funerária em si configura-se como um amplo espaço circular, com abertura zenital, ao centro, em clarabóia. Ambos os espaços seriam cobertos por lages. A cultura dos povos da Alapraia de então e o seu magnífico espólio exumado podem ser revisitados no Museu dos Condes de Castro Guimarães, em Cascais; entre as ricas peças é de mencionar um interessante par de sandálias votivas em calcário.

Date

22 novembro 2016

Categories

Património

Horário de atendimento ao Público

2ª a 6ª feira: 9h-17h.

 

Cascais Estoril
Largo Cidade Vitória
2750-319 Cascais
Tel.: 21 484 9550
Fax.: 21 484 9559
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Rua de Santa Rita, 45
2765-281 Estoril
Tel.: 21 464 61 40/8
Fax.: 21 464 61 49
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
COPYRIGHT © JUNTA DE FREGUESIA DE CASCAIS E ESTORIL