Igreja de S.António do Estoril

Igreja de S.António do Estoril

Nas proximidades do Convento dos Salesianos, junto à Av. Marginal, ergue-se a Igreja Matriz de Santo António do Estoril. A sua construção, com data de 1527, foi no entanto levada a cabo sobre uma pequena Ermita dedicada a S. Roque. Já a zona do adro e cruzeiro foram erigidos sobre uma pequena capela dedicada a Santo António, a qual havia sido encomendada por Leonor Fernandes, proprietária da área circundante de nome Casal do Estoril. Esta igreja sofreu ao longo dos tempos grandes destruições e recuperações, sendo de mencionar a reconstrução após o terramoto de 1755, em que ficou quase totalmente destruída. Posteriormente, em 1927, voltou a ser alvo de infortúnio, após demolidor incêndio.

Felizmente salvaram-se os azulejos pombalinos que foram restaurados e repostos segundo configuração original. O projecto de reconstrução foi da autoria do Arqº Tertuliano Marques, enquanto que a execução dos frescos ficou a cargo de Carlos Bouvalot, tendo sido respeitadas as suas características, segundo a informação disponível de épocas anteriores.

Em termos da sua configuração arquitectónica, o templo apresenta planta de uma única nave rectangular, com cobertura em abóbada de berço, e duas capelas laterais, exibindo vãos de entrada em arco de volta perfeita. A fachada principal é constituída por 3 panos (correspondentes a 3 andares), em que o do piso térreo dá acesso à galilé (galeria à frente do portal de uma igreja, constituída usualmente por arcadas).

No segundo pano temos vão de janela central com frontão curvo simples. Ao nível superior, a fachada principal é rematada com um frontão barroco ondulante com nicho central, onde repousa a imagem do Santo Padroeiro. Tanto as pinturas da cobertura, como os painéis de azulejos, ilustram cenas da vida do Santo António. Em termos do seu espólio artístico, há a sublinhar os retábulos de talha dourada das capelas laterais e capela-mor e as imagens notáveis de Santo António, da Nossa Senhora da Conceição, da Virgem e de Cristo. Na sacristia pode admirar-se uma pintura sobre madeira, representando O Calvário e escultura sobre a mesma temática, em vitrine, de estilo flamengo.

Date

22 novembro 2016

Categories

Património

Horário de atendimento ao Público

2ª a 6ª feira: 9h-17h.

 

Cascais Estoril
Largo Cidade Vitória
2750-319 Cascais
Tel.: 21 484 9550
Fax.: 21 484 9559
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Rua de Santa Rita, 45
2765-281 Estoril
Tel.: 21 464 61 40/8
Fax.: 21 464 61 49
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
COPYRIGHT © JUNTA DE FREGUESIA DE CASCAIS E ESTORIL