LudoBibliotecas

Ludobibliotecas com abertura à comunidade das Escolas Básicas do Concelho de Cascais sob gestão da Freguesia Cascais Estoril

A Câmara Municipal de Cascais é promotora da iniciativa “Escola por Inteiro” em parceria com os Agrupamentos de Escolas, Rede de Bibliotecas Escolares e diversas Entidades Parceiras, assegurando o funcionamento com equipas/técnicos a tempo integral, rentabilizado através dos programas de dinamização de atividades de animação e apoio às famílias (pré-escolar) e de enriquecimento curricular (1º ciclo).

O programa “Escola por Inteiro” procura oferecer às crianças uma escola mais enriquecedora, que defenda os seus interesses e direitos. Assim, os equipamentos foram remodelados/reconvertidos, pensados de forma mais alargada, e é neste contexto, que surge o projeto das ludobibliotecas escolares e comunitárias. Estes espaços localizam-se numa posição estratégica do edifício educativo, permitindo também a sua utilização para além dos períodos letivos (sábados). A primeira ludobiblioteca surge no ano de 2010, com a remodelação da escola da Areia Guincho, colocando a escola numa nova centralidade, conferindo-lhe um estatuto de referência (sociocultural), prosseguindo os princípios da “Carta das Cidades Educadoras”.

A Junta de Freguesia Cascais Estoril é parceira em duas das ludobibliotecas escolares com abertura à comunidade: EB Areia Guincho(Agrupamento de Cascais) e EB Raul Lino (Agrupamento IBN Mucana).

As ludobibliotecas devem ser entendidas enquanto espaço de incentivo à leitura, lazer e ludicidade, como lugar de experiência e cenário de aprendizagens, palco de manifestação/participação ativa, essenciais ao desenvolvimento qualificado e social de toda a comunidade, construindo e alargando horizontes de diálogo intergeracional e intercultural.

As ludobibliotecas têm com objetivos:

  • promover a melhoria da qualidade do tempo de permanência das crianças na escola (aberta nos recreios e intervalos),
  • valorizar as aprendizagens em contextos não formais reforçando as competências socio linguísticas e socio-emocionais através da brincadeira, leitura e jogo,
  • contribuir para a escola como estatuto de referência com a comunidade e património local [material e imaterial],
  • reforçar a criação e o enriquecimento de hábitos culturais transdisciplinares entre a escola, a família e a sociedade.

Apresentam-se como espaços apelativos, flexíveis e contemporâneos, com área de acolhimento, leitura, multimédia, oficina, construção/laboratório, jogo, brincadeira e ainda uma zona de estar. As ludobibliotecas dispõem de uma coleção para crianças e adultos, com livros, revistas, jornais, cd’s áudio, vídeo e dvds, e material lúdico (jogos, brinquedos, artigos de faz-de-conta e material de artes plásticas e de desgaste), bem como elementos relacionados com o ambiente, nomeadamente, hortas e canteiros de interior. O espaço exterior das ludobibliotecas também podem ser utilizados como campo de jogos, ou espaço de lazer.

São espaços pensados nos utilizadores famílias, que tornam o conjunto escolar mais orgânico, contribuindo para a inclusão e para o desenvolvimento socioeducativo, cultural, desportivo e formativo dos munícipes, ao longo da vida.

Horário de atendimento ao Público

2ª a 6ª feira: 9h-17h.

 

Cascais Estoril
Largo Cidade Vitória
2750-319 Cascais
Tel.: 21 484 9550
Fax.: 21 484 9559
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Rua de Santa Rita, 45
2765-281 Estoril
Tel.: 21 464 61 40/8
Fax.: 21 464 61 49
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
COPYRIGHT © JUNTA DE FREGUESIA DE CASCAIS E ESTORIL