A  Junta de Freguesia de Cascais e Estoril disponibiliza aos seus Fregueses o serviço de apoio ao IRS, entrega e pedido de senha via internet, para a categoria A.

Caso pretenda usufruir deste serviço, poderá fazê-lo de 2ª a 6ª das 10:00H às 12h00 e das 14h00 às 16h00 em Cascais no Largo Cidade Vitória, n.º 1 ou no Estoril na Rua de Santa Rita, n.º 45, Estoril.

Exclusivo para recenseados na Freguesia de Cascais e Estoril.

Informação IRS AT: 
- O prazo de entrega do IRS é de 1 de Abril a 30 de Junho;
- A entrega da declaração atualmente é apenas possível via Internet (Portal das Finanças);
- Muitos cidadãos estão dispensados da entrega da declaração;
- Para a entrega é necessária senha/password de acesso ao portal das finanças;
- Quem não tem senha/password de acesso ao portal das finanças, pode pedi-la no portal das finanças e será enviada para a morada no prazo de 5 dias;
- É importante ter a morada atualizada;
-A AT vai enviar para a respetiva morada a senha/password de acesso ao portal das finanças aos cidadãos que anteriormente fizeram a entrega da declaração (m/3) em papel;
- Como último recurso e a evitar, a AT nos últimos 15 dias de entrega da declaração vai disponibilizar senhas/passwords na hora (provisórias) a quem não tenha conseguido obter antes.

 

O Presidente da Junta de Freguesia Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, tem a honra de o(a) convidar a estar presente na inauguração da exposição La Quinta Inspiración da artista Esther Soto (La Pequeña) que vai ter lugar na Galeria de Arte de Cascais, no Largo Cidade Vitória, no dia 9 de Março de 2019 às 17 horas.


A exposição estará patente até ao dia 26 de Abril de 2019.

 

 

 

 

Exposição de colagens, baseadas na leitura da obra de Ramón Gomez de La Serna La Quinta de Palmyra y Grueguerías.
A prosa de Ramón Gomez de la Serna é marcadamente visual, o que fez com que a sua leitura me tenha inspirado para realizar esta série de colagens que foram elaboradas em dois tipos de suporte: a tradicional colagem sobre papel e sobre madeira.

Apoios sociais: Tarifa social na eletricidade e no gás natural

Os apoios sociais fazem parte de um conjunto de medidas, decretadas e implementadas pelo Estado, dirigidas aqueles que se encontrem em situação de carência económica. Faz parte deste conjunto de medidas, a atribuição da tarifa social de eletricidade e de gás natural que consiste na redução da conta da luz e gás natural,  dos agregados familiares com menos recursos financeiros.

O desconto, atualmente de aplicação automática na fatura, permite aos consumidores elegíveis, benecifiarem de 33,8% de desconto na eletricidade e/ou de 31,2% de desconto no gás. O desconto terá se ter atribuído por todas as empresas de eletricidade e gás. A atribuição é efetuada com base nos rendimentos anuais e também se o titular recebe algum apoio da segurança social. A potência elétrica contratada deve ser até 6.9 khw, e o escalão de consumo no gás deverá ser no máximo o 2.

Solicita-se aos consumidores que verifiquem nas faturas destes serviços se o desconto está a ser aplicado. A aplicação automática ainda não decorre na sua totalidade, e desta forma, caso saiba que tenham direito e o desconto não conste, ou se tem dúvidas relativamente ao mesmo, deverá entrar contacto com o atendimento ao cliente da empresa contratada, e solicitar a aplicação do desconto.

O gás de botija poderá vir também a ser incluindo nestes descontos sociais. Decorre um projeto, desenvolvido pelo Estado, com intuito de estender a este tipo de gás, em todo o país. 

 

Contadores inteligentes de eletricidade

As inovações tecnológicas no mercado livre de eletricidade, traduzem-se também no aparecimento dos novos contadores inteligentes de eletricidade, possuindo um sistema de telecontagem.

Estes novos equipamentos de contagem de eletricidade, serão instalados por todo o país, pela própria distribuidora em Portugal, a EDP distribuição. Todos os consumidores, de todas as empresas de luz, irão beneficiar desta mudança de contador, após receberem uma carta por parte da distribuidora, com a indicação de uma data e hora agendadas.

Os contadores antigos darão lugar a estes novos aparelhos, e através de um serviço de redes móveis e internet, permitirão efetuar alterações internas, sem que seja necessária a presença de um técnico no local para o efeito. Estas alterações incluem a mudança de companhia de luz, alteração da potência contratada e do ciclo horário, por exemplo. Ao nivel dos consumos, haverá maior possibilidade de controlar o consumo, por dia e por horas e ainda detetar possíveis anómalias mais rapidamente.

As leituras passam a ser enviadas de forma automática à rede do distribuidor. Esta vantagem, permitira aos consumidores evitar as estimativas, baixando os valores faturados e economizar na fatura da luz.

Na eventualidade do seu contador não ter sido alterado, e se pretender informações adicionais, deverá entrar em contacto com a edp distribuição através do número 808 100 100. A aquisição destes aparelhos de medição não tem qualquer custo para com o consumidor. 

 

Horário de atendimento ao Público

2ª a 6ª feira: 9h-17h.

 

Cascais Estoril
Largo Cidade Vitória
2750-319 Cascais
Tel.: 21 484 9550
Fax.: 21 484 9559
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Rua de Santa Rita, 45
2765-281 Estoril
Tel.: 21 464 61 40/8
Fax.: 21 464 61 49
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
COPYRIGHT © JUNTA DE FREGUESIA DE CASCAIS E ESTORIL