O Gabinete de Serviço Social da Freguesia funciona no Centro de Convívio do Bairro do Rosário, situado na Rua Paulo da Gama, N.º 114, Bairro do Rosário, em Cascais, de segunda à sexta-feira, no período da manhã das 09h30m às 12h30m, e das 14h00m às 18h00m no período da tarde, ou no N.º45 da Rua de Santa Rita, no Estoril, de manhã das 09h00 às 13h00. As marcações para este serviço são efectuadas no local, através de contacto telefónico (214863117) .

Este gabinete pretende dar uma resposta social aos residentes da Freguesia, desenvolvendo um serviço de primeira linha, que visa apoiar as pessoas e as famílias na prevenção e / ou resolução de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, actuar em situações de emergência.

O Atendimento Social tem como objetivo:

  • Informar, orientar e encaminhar;
  • Assegurar o acompanhamento social dos indivíduos e famílias no desenvolvimento das suas potencialidades, contribuindo para a promoção da sua autonomia, auto-estima e gestão do seu projecto de vida;
  • Apoiar, através de metodologias próprias, pessoas e / ou famílias em situação de dificuldade e / ou emergência social;
  • Mobilizar recursos adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;
  • Prevenir situações de exclusão;
  • Dotar as pessoas/famílias dos meios e recursos que possibilitem a construção de um projecto de vida estruturado e autónomo.

Este Serviço implica uma articulação com as várias Instituições/Entidades, quer Locais/ Concelhias.

Este Gabinete garante encaminhamento psicológico , quando necessário,  ao utente que procura o Serviço Social da instituição. Este mesmo apoio é assegurado por uma Psicóloga do NUPE, uma das parcerias da Freguesia.