Cozinha | Bolsa de Apoio | Idoso em Segurança | Apoio às Famílias | Gabinete de Apoio à Demência | Saúde Materno Infantil | Gabinete Serviço Social | Semana de Voluntariado Jovem | Desporto Inclusivo | Gabinete de Psicologia

Conceitos dos projetos parceiros da FCE

COZINHA COM ALMA

A Cozinha com alma é um take away solidário aberto ao público em geral, em que todo o lucro social é aplicado numa bolsa social que vai apoiar famílias de classe média e média/baixa, em graves dificuldades económicas, selecionadas pela Junta de freguesia.

Local e horário de funcionamento

Para mais informações - 21 093 88 34  / bolsa.social.cozinha.alma@gmail.com

 

BOLSAS SOCIAIS CMC

Através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, as Juntas de Freguesia e creches privadas aderentes, poderão ser beneficiadas agregados familiares pertencentes ao 1º, 2º e 3º escalão de abono de família, que não tenha encontrado vaga de creche na rede solidária do concelho, e estejam interessadas em inscrever os filhos dos 3 aos 36 meses de idade nas creches da rede privada que aderem a esta iniciativa. Esta bolsa tem a duração de um ano letivo.

 

PSP – PROGRAMA IDOSOS EM SEGURANÇA

O programa idoso em segurança, pretende garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas; promover o conhecimento do trabalho da GNR junto desta população; e ajudar a prevenir e a evitar situações de risco.

Para este efeito, existe uma agente destacada para este projeto, de forma a estar disponível no auxilio aos idosos.

Mais sobre o Programa Idoso em Segurança  >

 

FUNDAÇÃO AGIR HOJE

No âmbito da prevenção e combate ao sobre-endividamento das famílias, foi criado em Julho de 2012 o Gabinete de Apoio, denominado por “Gabinete Divida Zero”, no sentido de disponibilizar serviços de aconselhamento e acompanhamento individual a pessoas e famílias sobre endividadas ou em situação de fragilidade financeira.

Local de funcionamento : Rua do Poço Novo Nº 85, Cascais / 5ª feiras – das 9h30 às 13h

 

PROJECTO CUIDAR MELHOR

O Gabinete Cuidar Melhor de Cascais é uma resposta pluridisciplinar, personalizada e de proximidade vocacionada para prestar informações e apoio técnico de forma a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar. Pretende contribuir para a promoção e inclusão dos direitos das pessoas com demência, bem como para o apoio e valorização das famílias e profissionais que lhes prestam cuidados.

Local e horário de funcionamento

2ª feira das 9h00 às 12h30 /Rua do Poço Novo Nº 85 2750-467 Cascais

Para mais informações  963 519 966 / geral@cuidarmelhor.org

 

CORAÇÃO AMARELO

O Coração Amarelo, é uma instituição que existe através de voluntários. Tem como intuito que os voluntários deem um pouco do seu tempo, no combate à solidão e isolamento a que grande parte das pessoas idosas está votada.

Existe, a nível da freguesia de Cascais e Estoril, um gabinete de atendimento, nas instalações do Centro de Convívio do Bairro do Rosário.

Local : Rua de Santa Luzia – Centro de Convívio da Areia

Para  mais informações : 21 795 0055

CLUBE BARRIGAS XXL

Pretendemos dar resposta às mães e seus bebés cujos cuidados primários sejam inexistentes ou pouco presentes de forma activa e eficaz através de apoio aos cuidados maternos primários, cuidados ao recém nascido e suporte emocional da mãe.

“No CBXXL tomamos conta dos nossos pais e bebés, assegurando a preparação fisica e psicológica da mãe, o suporte emocional e prático do pai e o bem estar dos nossos bebés.

Defender e promover a vida é agir! É ir ao encontro das mães e seus bebés, é apoiar as famílias, é envolver-se!
Informar e formar é uma verdadeira cultura de vida!”

Local de funcionamento: Rua Paulo da Gama Nº 114 – Bairro do Rosário

Para mais informações: 96 449 08 00 | 96 143 94 22

 

GABINETE DE ATENDIMENTO SOCIAL

A freguesia de Cascais e Estoril disponibiliza um serviço de atendimento social aos Munícipes, orientando e apoiando socialmente indivíduos e familias em situação de carência ou disfunção, mobilizando recursos próprios ou comunitários, encaminhando para programas, equipamentos, serviços ou outras prestações.

As expectativas em relação às famílias passa por melhorar a capacidade de construção de respostas adequadas aos problemas e situações da vida quotidiana, pessoal e profissional; melhorar/criar autonomia e iniciativa na área de inserção/trabalho e independência de apoios/subsídios de Serviços e Instituições.

Local e horário de funcionamento:
Cascais - Centro de Convívio do Bairro do Rosário / 3ª e 6ª das 9h00 às 12h00, mediante marcação prévia.
Estoril - N.º45 da Rua de Santa Rita, de manhã das 09h00 às 13h00.

Informações: 214863117 / email: rosario@jf-cascaisestoril.pt

Mais sobre o Gabinete de Serviço Social >

SEMANA DE VOLUNTARIADO JOVEM

Semana dedicada à sensibilização para o Voluntariado, tendo em especial incidência, os alunos das Escolas (públicas e privadas) da Freguesia, com especial incidência a partir do 3º ciclo

Tem como principal intuito: fomentar a apetência dos Jovens para o Voluntariado, realizando iniciativas sobre temáticas da solidão, deficiência, pobreza, cidadania/ segurança e ambiente, pelo período de uma  semana.

 

PROJECTO OH GUI

Actividade de Rubgy regular para a população com deficiência e incapacidade atendida nas valências de CAO na CERCICA e no CRID visando: Fomentar a prática regular de atividade física na comunidade, combatendo o sedentarismo; Proporcionar à população com deficiência o contacto e o conhecimento com a modalidade de Rugby; Contribuir para a integração e inclusão social e desportiva de atletas com deficiência e Participação no Torneio de Rugby.

 

GABINETE DE PSICOLOGIA

Desde 1 de Janeiro de 2007, o NUPE – Núcleo de Psicologia e Educação e a Junta de Freguesia de Cascais celebraram um protocolo que permite a existência de um gabinete de Apoio Psicológico direcionada aos utentes dos Centros de Convivo.